A instrumentação de barragens tem por objetivo mensurar os esforços atuantes em suas respectivas estruturas às quais encontram-se instaladas.

O propósito principal é fornecer dados que auxiliem na avaliação da segurança de barragens, através de seu desempenho ao longo do tempo, além de possibilitar detecção precoce de eventuais problemas potenciais, de modo a serem adotadas medidas corretivas em tempo hábil.

O propósito secundário é o de permitir a comparação do comportamento das estruturas com o esperado pelo projeto, de modo a permitir aprimoramento do projeto visando condições mais econômicas e mais seguras.

Instrumentos convenientemente instalados, leituras realizadas de maneira correta e avaliações adequadas realizadas nas épocas apropriadas são fundamentais na determinação do desempenho das barragens. Para tanto, a GEOMETRISA dispõem de equipes treinadas para efetuar as leituras dos instrumentos no campo.

As leituras e observações detectadas são imediatamente lançadas e armazenadas nas unidades de registro de um software de segurança de barragem chamado de SEGBAR, para posterior análise pelos técnicos da mesma.

Os resultados obtidos a partir das leituras realizadas nos instrumentos de auscultação civil são analisados quanto às suas consistências e discrepâncias, a partir daí são elaborados gráficos e relatórios anuais de auscultação onde são comparados com os níveis de referência estabelecidos pelo projetista do empreendimento, além de analise referentes a segurança das estruturas.

 

instrumentacao